top of page

Será que é viável fazer teste de 1Repetição Máxima (1RM)???


Só de olhar a foto, podemos perceber que não, né?? 😓

Primeiro, O que é teste de 1RM??

É a carga máxima que pode ser levantada em apenas uma repetição (Pereira e Gomes, 2003). Para fazer o teste, são necessários ajudantes, tempo (e tempo é 💰) e, além disso, o avaliado precisa já ter um certo nível de treinamento, uma vez que é perigoso para iniciantes!!! Assim, esse teste foi substituído em alguns lugares pelo famoso 'ta bom'! 👤 "Ta bom esse peso?" 👺 "Sim, ta bom!"


▶ Mas e aí?? O que eu faço??? O que poucos sabem é que na literatura e na prática existem testes que substituem (e com confiança) esse teste demorado! Um exemplo é: realizar poucas repetições (de 5 a 10) com um peso submáximo, mas a última repetição será máxima. Ou seja, a pessoa não conseguirá fazer outra repetição. Anote o peso e o número de repetições 📝 e coloque nas fórmulas:


1RM = carga [(0,0375 × repetições) + 0,978] (Baechle e Graves, 2000) ou 1RM = carga [( 1+ (0,025 × repetições) ]


Ainda e existem as relações abaixo: 2 rep ↔ 95% 4 rep ↔90% 6 rep ↔ 85% 8 rep ↔ 80% 10 rep ↔ 75%


Pronto!!!! Você agora pode saber suas cargas máximas nos aparelhos da sua academia e então realizar um treino mais preciso do que o famoso 'ta bom'!!! 😉💪👍👊 ‪

No Periodiza, esse cálculo já é feito de modo automático, basta apenas realizar de 5 a 15 repetições máximas no aparelho, inserir nos campos já determinados cada informação e então você terá as cargas máximas estimadas!!!





POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page