top of page

Suplementação alimentar e a saga do iniciante na prática esportiva!

Na grande esmagadora das vezes, o indivíduo que inicia uma prática esportiva acredita que a suplementação alimentar seja inevitável e essencial para se alcançar o objetivo pretendido – olha que aqui ainda não apontamos qual seria esse objetivo – independente de qual seja. Ao procurar o nutricionista, muitos já chegam com o suplemento comprado e solicitam apenas uma forma de consumi-lo, ou seja, “receita de bolo”. Bom, vamos então pensar em algumas questões que se relacionam aí.... e que são muuuito diferentes de uma receita de bolo!

A primeira pergunta que você deve se fazer é: Como estou me alimentando? Tenho uma alimentação que consegue suprir minhas necessidades? Se você é uma pessoa que costuma fazer refeições saudáveis e balanceadas durante o dia, talvez a Suplementação não seja necessária em um primeiro momento.

(http://www.dicasdetreino.com.br/suplemento-alimentar-para-emagrecer-funciona-ou-nao/)


Mas o que seria uma alimentação saudável e balanceada? Algumas dicas podem te ajudar: seu prato possui mais do que 5 cores nas refeições principais (almoço e jantar)? Você consegue fazer intervalos regulares entre as refeições (exemplo: a cada 3 horas)? Ingere alimentos fonte de proteína com baixo teor de gordura? Consome alimentos fonte de carboidrato (exceto os ricos em açúcar)? Consegue consumir mais do que 5 porções de legumes, frutas ou verduras ao longo do dia? Estas, entre outras perguntas tão importante quanto, podem te ajudar a pensar sobre sua alimentação!

A Suplementação se faz indispensável a partir do momento em que a alimentação não dá conta de recuperar a musculatura com as proteínas, nem a energia com carboidratos, por exemplo (É, precisamos sim de energia, e muita, para a síntese proteica!!!! Aqui é o principal erro dos iniciantes e, infelizmente, dos veteranos também).

O suplemento alimentar é uma estratégia interessante, promissora e, em algumas vezes, essencial para um indivíduo que possui uma alimentação diária pobre em nutrientes, seja pelas más escolhas alimentares (por exemplo: alimentos com perfil de aminoácidos ruim – falaremos melhor desta questão em outros posts). A ingestão adequada de nutriente, via alimentos ou suplementos (combinados ou não), é IMPRESCINDIVEL para que o organismo não se sinta debilitado durante os exercícios físicos e consiga recuperar-se rapidamente e com melhor qualidade (e aqui estou falando de ganho de massa, aumento da velocidade de corrida, melhora do rendimento nos treinos e/ou, se for o caso, manutenção e melhora da saúde – diferentes objetivos traçados).

Para concluir, lembre-se que é de extrema importância o auxílio de um nutricionista, para que a dieta esportiva seja eficiente pois será este profissional que conseguirá avaliar sua alimentação e associar ou não o uso do suplemento alimentar de acordo com suas características e rotina de treino.

(http://www2.einstein.br/check-up/Paginas/alimentacao-saudavel.aspx)


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page